Próxima edição do Gabinete de Inovação debate o papel do legislativo municipal nas metas do Acordo de Paris e é destinada a mandatos de vereadoras/es eleitas/os pela primeira vez em 2020. Inscreve-se aqui!
O que o legislativo municipal tem a ver com isso?
O Gabinete de Inovação, laboratório que reúne mandatos das casas legislativas de todo o país para que construam caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros, chega à terceira edição com foco na emergência climática nas cidades. Entre abril e maio, serão cinco encontros on-line direcionados exclusivamente a chefias de gabinetes e coordenações de primeiros mandatos de vereanças comprometidas com a agenda ambiental. As inscrições estão abertas até 12/04 em gabinete de inovação.org.
Em um formato híbrido, com palestras e discussões entre o grupo de participantes, a nova edição busca inspirar mandados a partir de experiências relevantes e conectá-los a especialistas da área socioambiental. O objetivo é contribuir com a construção das metas municipais na NDC brasileira no Acordo de Paris e fortalecer os legislativos municipais frente à ação climática, oportunizando um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.
Realizado pelo Instituto Update e o Pacto pela Democracia, o Gabinete de Inovação entende que os efeitos das mudanças do clima são um grande desafio para os municípios. As cidades evidenciam os impactos mais imediatos do desmatamento, das emissões de resíduos e do desequilíbrio que contamina rios, que afetam a qualidade de vida da população e resultam em desastres socioambientais. Por outro lado, também estão nos municípios as oportunidades de inovações e políticas públicas para o enfrentamento dessas mesmas questões – que se tornam muito mais efetivas com o comprometimento dos parlamentares que participam do dia a dia em cada localidade.
A edição 2022 do Gabinete de Inovação conta com parceria do Instituto Clima e Sociedade, da Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). As vagas são direcionadas a chefias de gabinete, coordenações de mandatos e assessorias parlamentares relacionadas à temática ambiental. Serão aceitas inscrições das próprias vereanças nos casos em que não haja os perfis mencionados em sua equipe.
Edições anteriores
Uma edição piloto do Gabinete de Inovação aconteceu em 20 de setembro de 2019, contando com a participação 39 chefes de gabinetes de mandatos de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores de 12 partidos. Durante o encontro, que teve apoio do WWF-Brasil e do Consulado do Canadá, foram realizados os painéis “Inovação no Legislativo” e a “A experiência do mandato de Pedro Kumamoto (México)”, seguidos de diversas dinâmicas e rodas de conversa com os participantes, nas quais foram mapeadas inovações políticas aplicadas em seus mandatos.
Na segunda edição, realizada em abril de 2021 com apoio de Base.Lab, Clima de Eleições, Instituto Clima e Sociedade, Legisla Brasil, Purpose e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), chefias de gabinetes e coordenações de primeiros mandatos de vereadoras e vereadores comprometidos com a agenda climática e socioambiental tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, relatar desafios e conhecer exemplos apresentados por outros legisladores e especialistas. Os temas abordados foram “O papel do legislativo municipal no combate às mudanças climáticas”, “Recuperação econômica com justiça social e ambiental”, “A experiência das Frentes Parlamentares Ambientalistas, “Racismo, Gênero e Clima” e “Mobilização e Comunicação”, além do “Lançamento do Banco de Boas Práticas RAPS”.
Sobre os realizadores
O Instituto Update é uma organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta a inovação política na América Latina – novas práticas políticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política, combatem desigualdades e fortalecem a democracia – com foco principal na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Parte do princípio de que os países da região, pelas suas semelhanças culturais e políticas, podem compartilhar práticas e experimentos políticos inovadores que são mais aplicáveis às suas realidades e contextos. Os projetos são desenvolvidos por quatro estratégias: Estudos e Pesquisas; Formação e Treinamento; Contação de Histórias e Tecnologia. Saiba mais em https://www.institutoupdate.org.br.
O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Trata-se de um espaço plural, apartidário e aberto a cidadãos, organizações e também atores políticos que compartilhem do compromisso de resgatar e aprofundar práticas e valores democráticos diante dos inúmeros desafios que temos enfrentado ao longo dos últimos anos no país. Saiba mais em https://www.pactopelademocracia.org.br.