Emergência Política: América Latina

Pesquisa sobre a inovação política
na América Latina

Países

Lideranças Entrevistadas

minutos de entrevistas

É possível observar um novo fenômeno político na América Latina – do México ao Uruguai – desde 2011, milhares de pessoas tomaram as ruas de seus países para protestar, acima de tudo, contra as práticas da velha política que impedem o amadurecimento das democracias na região.

Dentro desse mesmo sistema, velho, arcaico e cheio de vícios que datam o tempo da colonização, emergem novas iniciativas e comportamentos políticos que buscam aproximar o cidadão do poder público e da política, construindo novas relações capazes de resgatar a imaginação coletiva da sociedade e inaugurar a política do século 21.

Afim de conhecer de perto as novas práticas e a identidade política que está emergindo na região, entrevistamos mais de 250 pessoas que atuam desde governos, partidos, sociedade civil ao ativismo informal, em 11 países latinos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai, Equador e Bolívia.

Emergência Política: América Latina é uma pesquisa qualitativa que busca retratar o que é e como se dá a inovação política na América Latina.

Can Democracy Win in Latin America? This Duo Is Trying to Make It Happen: http://ow.ly/VA0K30fQdPP

Posted by OZY on Thursday, October 12, 2017
Inovações políticas no México

México, o país da partidocracia, também está passando por uma revolução política: O muros sim, caem!#EmergenciaPolitica

Posted by Instituto Update on Tuesday, June 13, 2017
Diário de bordo: Chile

O #emergenciapolitica está no Chile e de lá segue para o Paraguai. O que eles esperam encontrar num país que ainda opera numa constituição criada na ditadura? Rafael Poço e Beatriz Pedreira contam para a gente o que estão vendo nas suas viagens.____O trabalho partiu do nosso mapeamento (http://updatepolitics.cc/explore/), mas envolve agora investigações aprofundadas em doze países da America Latina.

Posted by Instituto Update on Friday, March 24, 2017

Período

2016-2018

Equipe

Beatriz Pedreira, Beatriz Vivanco, Irina Didier, Jonaya de Castro, Larissa Dionísio, Luciana Minami, Rafael Poço, Tony Marlon, Valentina Molinari

Parceiros

Pixie Vision, We are Barca, Brifô, Victoria Carvalho

Apoiadores

BMW Foundation, Fundação Tide Setubal, Instituto Betty & Jacob Lafer, Oak Foundation, Open Society Foundations, Teresa Bracher

Quer saber mais sobre o projeto? Entre em contato

14 + 1 =

Receba nossa newsletter sobre inovação política