Publicações

Faça download dos estudos, pesquisas e cartilhas publicados pelo Instituto Update.


Emergência Política Periferias — Circulação

Com artigos das pesquisadoras, pesquisadores e representantes das iniciativas mapeadas, a publicação apresenta o projeto de circulação da pesquisa Emergência Política Periferias, que em 2019 levou esse conteúdo para alunas e alunos de escolas públicas de São Paulo. Os textos são de Dú Pente, Jéssica Cerqueira dos Santos, Jéssica Vanessa, Tony Marlon e Wellington Amorim. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Update e Fundação Friedrich-Ebert.


Democracia de Quem?

Um estudo sobre desigualdades e eleições no Brasil. A pesquisa analisa as principais barreiras que mulheres, negros e pessoas de baixa renda enfrentam para construir candidaturas competitivas – e discute formas de superá-las. A autoria é de Pedro Telles, com apoio do programa Atlantic Fellows for Social and Economic Equity, da London School of Economics and Political Science (LSE).


Formação Democrática

Cartilhas

Confira os materiais didáticos utilizados pelo Instituto Update durante as formações destinadas a campanhas inovadoras e de baixo orçamento. Conteúdo produzido em parceria com a Chama Agência-Rede.

Faça download das cartilhas da formação de 2018, produzidas em parceria com a Chama Agência-Rede (em português):

Faça download da cartilha adaptada pelos parceiros Extituto de Política Aberta e Fundación Trenza, da Colômbia (em Espanhol).


Emergência Política Periferias

Um retrato histórico e entrevistas com 100 iniciativas de inovação política que estão transformando a realidade das periferias brasileiras a partir de novas práticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política institucional.


Emergência Política América Latina

A partir de uma viagem por 11 países – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai – é a maior pesquisa já realizada sobre inovação política na América Latina, com 250 iniciativas entrevistadas e disponíveis para consulta.

Assine nossa newsletter sobre inovação política