+ Representatividade: conexão e diálogos entre lideranças

Saiba como foi o primeiro encontro do +Representatividade, projeto desenvolvido pelo Update.

Política e ações políticas vão muito além de disputas eleitorais e o encontro realizado pelo projeto +Representatividade  foi a prova viva de que isso é uma certeza. Realizado entre os dias 04 e 08 de maio em Recife (PE), o encontro foi palco de diálogos e conexões entre lideranças de vários lugares da América Latina, como Chile, Equador, México, Colômbia e Brasil. Durante os 4 dias de encontro, iniciativas lideradas e que atuam por pessoas negras, quilombolas e indígenas, líderes de comunidades periféricas, pessoas trans e travestis puderam compartilhar suas experiências e vivências na luta por direitos, por bem estar de seus iguais e por justiça.  

Mulheres negras decidem: nenhum direito a menos no Brasil e na América Latina 

“A história das mulheres negras nunca foi contada na história. O povo negro não sabe de onde veio”. A fala foi de Mijane Jiménez, que durante o encontro falou sobre percalços da população afromexicana – especialmente as mulheres afromexicanas. Mijane, que faz parte do Mujeres Afromexicanas en Movimiento, também contou como o racismo impede que outras pessoas negras se candidatem nas eleições do México. “Muitas vezes a pessoa não quer se identificar como negra. Em outras, são os próprios partidos que falam ‘que tem seus próprios negros’. Não temos nenhuma mulher afromexicana eleita. Seguimos apostando na participação política pois acreditamos que não devemos baixar a guarda”.  

Créditos: Thaís Medusa (@olhardamedus4)

Para Tainah Pereira, do Mulheres Negras Decidem, é fundamental que mulheres negras sejam incentivadas a votar em outras mulheres negras. “Em 2020, tivemos um recorde de candidaturas de mulheres negras, de mulheres negras e trans eleitas. Não podemos recuar. As eleições de 2022 precisam ser uma resposta contundente às eleições de 2018 e tudo que ela nos causou”.

Estar presente nas eleições e disputar cargos no Legislativo e também no Executivo fazem parte das estratégias de luta e defesa de muitos grupos. Cristina Quilombola – que representou o coletivo de mulheres quilombolas da CONAQ – falou sobre a articulação dos povos quilombolas para defender seus territórios. “Nós queremos a política democrática para garantir que o povo esteja nos seus territórios ancestrais, garantir a permanência nos territórios, agricultura familiar”. 

Bancada do Cocar e #ParenteVotandoemParente

Para a antropóloga indígena Braulina Baniwa, a eleição de Joênia Wapichana para deputada federal (RR) e a candidatura de Sônia Guajajara à vice-presidência do Brasil foram importantes, mas este ano é fundamental avançar mais. Braulina integra a ANMIGA – Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade –  e acredita que é preciso aumentar a representatividade dos povos indígenas no Congresso Nacional nas eleições de 2022. “Em 2020 tivemos 2807 candidatos na plataforma Campanha Indígena. Destas, 236 foram eleitas e 44 eram mulheres. Em 2022, a ideia é que tenhamos indígenas eleitos no Congresso”. 

Créditos: Thaís Medusa (@olhardamedus4)

Um dos desafios compartilhados por Braulina é encontrar formas de fortalecer as candidaturas das mulheres indígenas e incentivá-las a ocupar estes espaços. Além disso, para Braulina incentivar jovens e anciãos indígenas a votar também é importante e é daí que vem a hashtag #parentevotandoemparente, que faz parte da estratégia digital de articulação dos povos indígenas nas eleições deste ano e, consequentemente, criar a Bancada do Cocar. “O desafio agora é aldear a política”.  

Conexão e diálogo para fortalecer a luta por direitos 

O diálogo é uma ferramenta poderosa para construir pontes e compartilhar saberes diversos. Só assim será possível criar novas narrativas sociais que sejam plurais e justas. O +Representatividade é um projeto do Instituto Update que tem como objetivo ampliar debates que contribuam com a redução de desigualdades sociais, de gênero e raça. 

Quer conhecer o +Representatividade e demais projetos do Update? Acompanhe a gente nas redes sociais! O que você pensa sobre projetos e ações como essa? Deixe aqui seu comentário e compartilhe este post para que mais pessoas conheçam os nossos projetos. 

Leave a Reply

Assine nossa newsletter sobre inovação política